terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Haiti: Quem vai pagar a conta?

Diante do desastre natural do Haiti, lanço uma pergunta: Quem vai pagar a conta dos problemas ocorridos no Haiti? Muitas são as ajudas humanitárias, vindas de diversas parte do mundo através de nações desenvolvidas e emergentes, estrelas de Hollywood, cantores de renome internacional.
Quanto mais ajuda vier ao Haiti, mais fácil será a reconstrução desta nação que a décadas sofre com o desgaste do seu povo, através da corrupção política, conflitos internos, miséria e fome.

Mais retomo uma segunda indagação: Será necessário uma catastrofe, para que as grandes nações acordem para a verdadeira realidade que assola, não só o Haiti, mas outras nações miseráveis no mundo?

Já dizia uma grande pensadora: "O potencial da humanidade é infinito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais grandioso. Estamos todos nele juntos. Somos UM."

A verdadeira solidariedade será alcançada quando buscarmos não ajuda ao outro em troca de si, mas quando buscamos em si a ajuda para o outro. É nessa visão que cidadãos de um mundo melhor devem buscar o bem comum e o amor ao próximo. Sem a ganância nem a autopromoção em troca de minutos de fama.

Prof. Paulo César Pereira.


0 comentários:

Postar um comentário